Francisca Pires
Francisca Pires

04/04/2025, 18h


Com 65,30% dos votos, a chapa 10 “Renovação, Experiência e Luta” foi eleita para dirigir o Sindsaúde/RN pelos próximos três anos, entre 2025 e 2028. No total, 3691 servidores da saúde votaram na chapa do sindicato, como era intitulada durante a campanha. Já a chapa 20 “A volta das conquistas e da transparência”, formada pelo Grupo de Oposição (GOSS), obteve 1961 votos. A apuração do Conselho Fiscal ficará para a próxima segunda-feira (07), conforme combinado entre ambas as chapas.

 

Nos dias 02 e 03 de abril, os sócios e sócias do Sindsaúde/RN foram às urnas exercer seu direito e garantir um processo democrático e transparente. Durante os dois dias, 78 urnas fixas e volantes foram instaladas das 06h30 às 20h, nas unidades que funcionam em regime de plantão; e nas demais unidades de saúde, das 07h às 17h. Esse ano, a eleição contou com 28 urnas eletrônicas cedidas pelo TRE.

 

O processo eleitoral transcorreu de forma transparente, respeitando a democracia e a vontade da base. A Comissão Eleitoral não registrou nenhum incidente, apesar de alguns problemas pontuais que foram resolvidos. 

 

O primeiro dia de votação registrou uma marca de quase 2.500 votos em todo o estado. Já no segundo dia, foram registrados cerca de 3.274 votos, totalizando 5774. As urnas fixas e volantes, destinadas ao interior do Rio Grande do Norte, saíram da sede do sindicato na tarde da última terça-feira (1) e as urnas fixas e volantes com destino às unidades de Natal e Grande Natal saíram às 5h40 desta quarta-feira (2). 

 

Nos dois dias, a equipe de comunicação fez um giro pelas unidades de Natal e Grande Natal, registrando o momento de votação dos servidores da saúde. No primeiro dia, a equipe visitou o Hospital Walfredo Gurgel, Maternidade Araken, Hospital João Machado, Hospital da Polícia, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Divino Amor, Hospital de Macaíba e Hospital de São José de Mipibu. No segundo dia, houve registro da UPA Cidade da Esperança, USF de Pitimbu, Hospital Deoclécio Marques e Maternidade Araken.

 

Nós do Sindsaúde/RN agradecemos a participação muito significativa da categoria na votação. Afinal, todas as vezes que exercemos o direito do voto estamos fortalecendo não só o sindicato, mas também a democracia. Em tempos de enfraquecimento das organizações classistas em todo o país, fortalecer o sindicato é um ato de resistência.

 

Para Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde/RN, a vitória carimbou a confiança da base no trabalho da direção do sindicato. “A votação na chapa 10 expressa o reconhecimento no nosso trabalho e confiança em nossa atuação. Diferente do que a oposição propagou na campanha eleitoral de que não houve conquistas e que o sindicato faltou com a transparência, existe sim, conquistas, lutas e transparência. A base deu o recado nas urnas”.