Fernanda Soares
Fernanda Soares

04/04/2023, 12h


O Sindsaúde/RN recebeu denúncias de que na Upa Potengi, localizada na zona norte de Natal, os trabalhadores e trabalhadoras estão há cerca de 48h sem acesso a água mineral na unidade. Para não passar plantões inteiros na sede, os servidores (as) fazem vaquinhas entre si para custear a compra de água para todos beberem. 
 
A Unidade de saúde já protagonizou várias denúncias feitas pelo Sindsaúde/RN, como a gravíssima publicada no dia 18 de janeiro deste ano que relatava a morte de dois pacientes por falta de ambu. A estrutura da Upa é absurdamente precarizada, faltam insumos básicos para assistência, faltam profissionais para absorver a demanda, inclusive, na última segunda-feira (3), recebemos a denúncia de que tem dias em que um (a) técnico (a) de enfermagem atende em média 17 pacientes, além de auxiliar nas outras demandas. E agora, falta o item mais básico para execução de todo tipo de trabalho: a água. 
 
Até o fechamento desta nota, a Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou sobre o caso e também não deu previsão para o retorno do abastecimento de água mineral na unidade. Não vamos nos calar diante da desumanidade que é trabalhar sem ter o que beber. Álvaro Dias (Republicanos) os trabalhadores e trabalhadoras da Upa Potengi merecem respeito e dignidade. Chega de tanto descaso!