Fernanda Soares
Fernanda Soares

19/06/2023, 09h


Na noite do último domingo (18), a Unidade Básica da África foi arrombada por criminosos que deixaram o local sem energia. Segundo as informações, a energia foi cortada para que fosse possível ultrapassar a cerca elétrica e invadir o local. Devido ao ocorrido, a UBS segue sem energia e sem prestar atendimento à população nesta segunda-feira (19). 
 
A falta de energia, no entanto, não causou apenas o interrompimento dos serviços da unidade. Devido ao tempo sem refrigeração, uma lista considerável de vacinas foram perdidas. Dentre os imunizantes estragados, estão: 160 influenza doses, 108 bivalente, 30 baby, 20 pediatra ,30 maningo, 22 FA, 26 hepatite a, 19 dtpa, 25 acwy, 32 rotavírus, 1 frasco vop, 5 anti-rábico, 5 febre amarela, 20 tripé viral , 10 hpv, 20 dtp, 40 dt, 20 hepatite b, 30 vip, 24 pneumo 10 e 35 Penta.
 
Segundo os trabalhadores e trabalhadoras, essa já é a segunda vez que a unidade é invadida por criminosos. A insegurança do local, inclusive, já foi denunciada em outras ocasiões pelo Sindsaúde/RN. O drama da UBS da África, infelizmente, não é exclusivo da unidade e segue sendo uma pauta de reivindicação persistente nas tentativas de negociação com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos). O que mais precisa acontecer para que medidas realmente eficazes sejam tomadas? A população e os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal, como de costume, seguem sendo os maiores prejudicados.