Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/10/2012, 11h


O Tribunal Regional Eleitoral respondeu no dia 23 de outubro a um pedido formulado pelo Sindsaúde no dia 17 de julho de 2012, negando o empréstimo das urnas eletrônicas do órgão.
O ofício nº 214/GABDG é datado de 6 de setembro, mas só foi entregue no dia 23 de outubro.


De acordo com o documento ‘‘o atual software utilizado na parametrização das eleições não oficiais é incompatível com as urnas atualizadas’’ (...) ‘‘a liberação do software em versão compatível com as urnas atualizadas está prevista para julho de 2013'’. Ou seja, até meados do ano que vem o TRE não disponibilizará as urnas para nenhuma eleição não oficial.
Com este problema a comissão eleitoral solicitou que a direção do Sindsaúde disponibilizasse recursos para a contratação da empresa BISA responsável por um moderno programa de votação que, inclusive, foi usado no pleito da lista sêxtupla da OAB para o TJ no dia 22 de outubro. Cada urna será acompanhada de um técnico da empresa bem como um mesário representante de cada chapa.


A contratação foi aprovada pela direção do Sindsaúde em reunião no dia 19 de outubro, reunião esta que contou com a participação de três diretores que hoje compõem a Oposição ao Sindicato: Paulo Martins, Célia Dantas e Evânia e foi aprovada por unanimidade.


A empresa só foi contratada devido a impossibilidade de se fazer uma eleição que envolve 17 mil eleitores em todo o Rio Grande do Norte em urnas de lona com votos de papel. Já são 3 eleições utilizando as urnas eletrônicas do TRE e a volta ao papel é um retrocesso.


A empresa BISA se mantém aberta a auditorias de ambas as chapas que solicitarem. Esta empresa já trabalha com o Sindsaúde há 9 anos e o treinamento com os mesários das duas chapas será conjunto.

Abaixo-assinado

Estão passando um abaixo-assinado na categoria alegando que a eleição está sendo terceirizada. Isso não é verdade. O que está ocorrendo é que o sindicato e a comissão eleitoral  encontraram uma saída para manter a agilidade e a segurança contra fraudes na votação. Não assine sem conhecer as duas versões. Procure informações com a comissão eleitoral e a diretoria do sindicato.

Marcelo Tinoco (presidente da comissão eleitoral): 9965-8626