Fernanda Soares
Fernanda Soares

17/08/2022, 14h


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), uma assembleia geral Sindsaúde/RN, que contou com trabalhadores da saúde do estado, município de Natal e demais municípios, para tratar da Lei nº. 14.434 que institui o Piso Salarial da enfermagem, recentemente aprovado na Câmara e sancionado pelo presidente da república.
 
Na ocasião, os trabalhadores puderam acompanharam a explanação do corpo jurídico do sindicato, que tirou todas as dúvidas em relação a sua regulamentação e implantação.  O jurídico também apresentou um ofício que irá entregar à Governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário de saúde, Cipriano Maia, na tarde desta quarta (17), para requerer que o Estado tome as medidas cabíveis para implantação do piso salarial. O sindicato também deve enviar ofícios para os municípios cobrando das gestões a implantação. 
 
Após a ampla discussão do tema, a categoria aprovou encaminhamentos para seguir lutando em defesa dos direitos e pela derrubada do veto. Apesar da conquista histórica, a Lei sofreu um veto no que diz respeito ao dispositivo que prevê a correção anual do piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Por isso, os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem aprovaram um dia de paralisação geral para o dia 25 de agosto. O local ainda será definido e divulgado em breve. 
 
Além dessa data, a categoria vai seguir mobilizada e aprovou mobilizações nos locais de trabalho para convocar mais trabalhadores e trabalhadoras a lutar pela derrubada do veto. Será realizada também uma live sobre o piso da enfermagem, com organização do Sindsaúde/RN e participação da assessoria jurídica, COREN e algumas outras entidades e uma reunião específica com os aposentados e aposentadas. 
Para o Sindsaúde/RN a luta precisa continuar! “É necessário que a categoria se envolva nas mobilizações pela derrubada do veto. Por isso, contamos com todos os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem do Rio Grande do Norte para garantir a implantação completa da nossa lei em todos municípios”, enfatizou João Assunção, diretor do Sindsaúde/RN. 
 
Se você tiver alguma dúvida sobre a Lei do piso da enfermagem acesse o site do Sindsaúde/RN, na aba documentos, e baixe o slide apresentado durante a assembleia.