Fernanda Soares
Fernanda Soares

20/10/2022, 11h


A direção do Sindsaúde/RN averiguou na manhã desta quinta-feira (20) uma denúncia a respeito da sala de repouso dos trabalhadores e trabalhadoras do Centro de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital João Machado. Atualmente, estes profissionais não possuem um repouso exclusivo com banheiro que possua chuveiro, o que é de fundamental importância considerando a necessidade de se higienizar após realizar os procedimentos dentro do CME que é uma área altamente contaminada. 
 
Além disso, o espaço destinado, atualmente, ao descanso destes trabalhadores (as) é dividido com os funcionários (as) do setor de laboratório. Nesse sentido, dentro desse repouso há uma copa, uma televisão e além de não ser higiênico o contato com quem esteve trabalhando diretamente na CME, o local também não possui o silêncio necessário para de fato acontecer o repouso. A denúncia repassada ao Sindsaúde/RN relata, inclusive, uma briga entre os próprios trabalhadores motivada por problemas de convivência. 
  
Conforme já destacamos em outra denúncia envolvendo a CME de outra unidade, a central de material esterilizado serve para a limpeza, preparo da carga de esterilização e do equipamento médico e esterilização de material cirúrgico, sendo assim, ela propicia que o equipamento de saúde tenha as devidas condições para oferecer atendimento e assistência à saúde dos pacientes infectados por vírus e bactérias e também dos sadios. Sem esse cuidado, muitas pessoas, incluindo os próprios profissionais de saúde, podem se infectar. 
 
Por este motivo, ter um repouso exclusivo e com acesso a um banheiro com chuveiro é de suma importância e garante a segurança dos profissionais da CME e demais trabalhadores e trabalhadoras da unidade. O que está acontecendo no João Machado é uma falta de respeito, repouso e higiene são direitos fundamentais daqueles que trabalham com saúde. Nós, do Sindsaúde/RN, exigimos imediatamente um repouso com dignidade para CME!