O “De olho nas unidades” é uma série jornalística, produzida pelo Sindsaúde/RN, que tem como principal objetivo denunciar a falta de manutenção e vistorias nos prédios onde funcionam as unidades básicas de saúde de Natal. Os registros retratam o quanto esses problemas atingem todos os distritos sanitários da capital potiguar e geram diversos transtornos para os(as) profissionais(as) que trabalham no local e para a população usuária do serviço.
O post de hoje é resultado da vistoria técnica, realizada pela direção do Sindsaúde/RN, no Centro Odontológico Morton Mariz, localizado no bairro da Ribeira. Além das infiltrações e alagamentos que acontecem toda vez que chove, nas salas há muito mofo, os equipamentos são velhos e deteriorados e o teto encontra-se rachado em muitos locais. Os (as) trabalhadores (as) denunciam, ainda, que o raio-x da unidade está quebrado e que, na sala onde ele fica, as paredes não são baritadas, ou seja, não existe uma proteção para que a radiação ultrapasse o espaço. Faltam insumos para trabalhar e atender os pacientes, faltam anestésicos e material enzimático para colocar no material antes de lavar.
Como bem vem mostrando nossa série de vídeos, a condição precária em que se encontra o Centro Odontológico Morton Mariz, infelizmente, é comum em todas as unidades básicas de saúde de Natal. Seguiremos denunciando e cobrando a resolutividade das problemáticas. Chega, Álvaro Dias (PSDB)! Passou da hora da Prefeitura de Natal olhar de verdade para as necessidades da saúde pública. Para onde está indo o orçamento anual destinado aos reparos das unidades de saúde? Exigimos respostas.
Confira o vídeo completo aqui.