Fernanda Soares
Fernanda Soares

25/04/2022, 16h


Na tarde desta segunda (25), os trabalhadores e trabalhadoras da saúde em greve participaram de uma atividade de formação política sobre "As finanças de Natal no Rio Grande do Norte em 2021 com ênfase na Saúde". O estudo foi elaborado pelo Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) e ministrado pelo formador Guilherme Fonseca. 
 
Durante a atividade, Guilherme apresentou o estudo que analisa as finanças públicas da cidade de Natal, sobretudo no que diz respeito aos seus investimentos no setor da saúde. Os servidores e servidoras da saúde tiveram contato com dados e conteúdos que refletem a falta de prioridade da prefeitura do Natal, comandada pelo prefeito Álvaro Dias, com a saúde pública. 
 
O estudo revela que houve um crescimento maior com gastos dos profissionais da Saúde em 2021, com novas contratações e luta dos novos trabalhadores do concurso de 2018. Mas ela não significou valorização profissional, pois os profissionais receberam apenas uma gratificação transitória.
 
Foi possível concluir que a prefeitura prioriza o serviço privatizado e reforça a precarização do trabalho, sendo uma política do município de Natal. Segundo a pesquisa, cerca de ¼ dos recursos do município é destinado às empresas terceirizadas. 
 
Você pode ter o acesso ao estudo na íntegra. Em breve disponibilizaremos!