Fernanda Soares
Fernanda Soares

27/04/2022, 14h


Faltando dois para o prefeito Álvaro Dias (PSDB) se pronunciar diante das pautas de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal, o Sindsaúde/RN iniciou o movimento "UPAs na luta!". A iniciativa é fruto do pedido dos próprios (as) servidores (as) que desejam fortalecer a greve e denunciar os problemas do cotidiano nestas unidades, sobretudo, relacionados à assédio moral, sobrecarga de trabalho e falta de insumos. 
 
O primeiro ato público deste movimento, que também compõe a greve unificada do Sindsaúde/RN, Sindern, Sinfarn e Soern, aconteceu, em frente a UPA de Cidade Satélite, na manhã desta quarta-feira (27). Os membros da direção do Sindsaúde/RN fizeram falas de repúdio à intransigência do prefeito e, em seguida, apesar da chuva, o ato seguiu em caminhada pela avenida Xavantes, trecho muito movimentado de Cidade Satelite. 
 
Durante a caminhada, os trabalhadores e trabalhadoras conversaram com a população, entregaram panfletos e foram muito apoiados por quem passava no local. A população de Natal precisa conhecer o caos gerado por essa má gestão e entender que os problemas na assistência de saúde em nada têm a ver com a greve, mas sim, com um projeto de desmonte executado todos esses anos pela prefeitura de Natal. Na ocasião, inclusive, foi feita pelo diretor do Sindsaúde/RN Flávio Gomes, uma fala referente a superlotação das UPAs pelo aumento dos casos de dengue no município. Álvaro Dias está tão ocupado aumentando seu salário e inaugurando praças para servir de propaganda turística que esquece de investir no que importa, como por exemplo limpeza da cidade e campanhas de sensibilização sobre os cuidados contra dengue. 
 
Nossa paciência acabou e a população está cada vez mais do nosso lado. O movimento "UPAs na luta!" segue com mais um ato público nesta quarta-feira (27) às 15h na UPA Pajuçara e amanhã, quinta-feira (28), às 09h na UPA Potengi e as 15h na UPA Esperança. Vamos nos fortalecer cada vez mais!