Fernanda Soares
Fernanda Soares

30/05/2023, 12h


Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde do município de Natal realizaram um Ato Público, na manhã desta terça-feira (30), em frente a Maternidade Araken. A iniciativa teve como objetivo confrontar as atitudes antissindicais da Secretaria Municipal de Saúde e os desmandos da Prefeitura de Natal com a saúde pública.
 
O movimento contou com a presença e apoio de outras entidades sindicais como o Sindicato dos Bancários e o SindSegur; centrais sindicais como a CSP-CONLUTAS e a Intersindical e, por fim, de movimentos sociais e políticos como a Unidade Popular e o PSTU. Nossa luta segue sendo, todos os dias, em defesa de uma saúde pública de qualidade e melhores condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde!
 
Durante o ato, inclusive, foi denunciado pela direção do Sindsaúde/RN que a COVISA interditou o setor de radiologia do Hospital Maternidade Araken, na última segunda-feira (29). O motivo da interdição é a quebra dos aparelhos de raio-x que já vem sendo denunciada pelo Sindsaúde/RN desde o dia 4 de abril. Com o setor fechado, os (as) pacientes que chegam em busca de atendimento são obrigados a peregrinar até o Hospital dos Pescadores para fazer o exame de Raio X e depois retornar à Unidade. Cabe destacar que a maioria desses pacientes estão com dor ou até mesmo não tem dinheiro para prover esse deslocamento e que os trabalhadores (as) do setor estão há muito tempo recebendo uma quantidade maior de radiação do que a permitida.
 
Esses problemas, infelizmente, não são novidade e mais uma vez foram expostos para a população neste Ato Unificado. O objetivo do Sindsaúde/RN é reforçar cada vez mais essas parcerias, mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras e ir com toda força para cima do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e sua corja da Secretaria Municipal de Saúde. Relembramos que no dia 2 de junho a categoria irá se reunir em Assembleia Unificada da categoria, às 9h, no auditório do SESC (R. Cel. Bezerra, 33).