Fernanda Soares
Fernanda Soares

02/06/2023, 12h


Cumprindo o calendário de atividades programadas com a base de trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal, na manhã desta sexta-feira (2), houve uma Assembleia Unificada da categoria, no auditório do SESC. Como encaminhamentos foram aprovados: 
 
-12/06 atividade para os servidores (as) da enfermagem na Câmara Municipal durante a audiência pública sobre o Piso Salarial da Enfermagem;
-16/06 Ato Público na UPA Esperança contra a violência contra os trabalhadores e trabalhadoras  da saúde;
-27/06 Dia de Paralisação Municipal com todas as secretarias de Natal;
-As entidades sindicais se posicionaram contra o fechamento das agências do INSS;
-Construção de um Seminário sobre o arcabouço fiscal, com datas a serem definidas e divulgadas. 
 
Além disso, a ocasião serviu para que os representantes do Sindsaúde/RN, Sindern, Sinsenat e Soern, fizessem alguns informes sobre o andamento da luta e as ações dos sindicatos nesse período. Em seguida, como em toda Assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras puderam fazer falas tanto de avaliações do movimento quanto para relatar problemas presentes nas suas unidades. 
 
Vale ressaltar que a assessoria jurídica do Sindsaúde/RN estava presente para sanar as dúvidas dos servidores (as) e também para dar o informe sobre o andamento do recurso que as entidades entraram na justiça contra a suspensão da última greve da categoria. Confira: 
 
Ação jurídica contra a greve:
 
A assessoria jurídica do Sindsaúde/RN recorreu da decisão judicial que exigiu a suspensão da greve da saúde de Natal e segue aguardando um posicionamento. O município terá até o dia 7 de julho para se manifestar diante do recurso. Apresentada, ou não, a manifestação, o processo vai à julgamento no Tribunal de Justiça, de forma virtual ou presencial. Divulgaremos a data do julgamento assim que ele for definido. 
 
A suspensão da greve foi determinada na tarde do dia 2/05 e, de acordo com a determinação, o desembargador relator, João Rebouças, fixou uma multa diária e outras responsabilidades para quem não cumprir a decisão.