Fernanda Soares
Fernanda Soares

02/05/2022, 13h


Em Assembleia da Saúde de Natal, realizada na manhã desta segunda-feira (2) no auditório do Sindicato dos Bancários, a categoria decidiu pela continuidade do movimento grevista até a apresentação de uma contraproposta do prefeito Álvaro Dias (PSDB). Na ocasião também foi deliberado que nesta terça-feira (3) haverá, às 09h, uma reunião do comando de greve para definição de um novo calendário de atividades e na quarta-feira (4) haverá um ato, também às 09h, em frente ao Hospital Municipal de Natal. 
 
A decisão vem dois dias após a reunião, que teve local alterado de última hora, na qual a comissão formada pelas direções dos sindicatos recebeu do Secretário de Saúde de Natal, George Antunes, a proposta medíocre da Prefeitura de Natal que sequer contempla todas as categorias e apresenta valores de negociação muito rebaixados. A proposta foi discutida detalhadamente na Assembleia sob orientação da assessoria jurídica do Sindsaúde/RN. Na ocasião também foi lida uma moção de solidariedade à companheira Érica Galvão pela perseguição que vem sofrendo no Hospital Municipal de Natal. Ao chegar no seu local de trabalho no último sábado (30), Érica, que antes de se tornar membro da direção do sindicato já fazia parte da base e sempre atuou diretamente no nosso movimento trabalhista, foi surpreendida pela ameaça de que alguns trabalhadores contratados, articulados pela atual coordenadora de enfermagem do setor, construíram em conjunto uma carta solicitando a devolução dela, que é servidora pública, para a Secretaria Municipal de Saúde.  
 
O caso de Érica é só mais um. Diversos companheiros em suas falas se solidarizam e se identificaram com a situação enfrentada por ela. Esse é o retrato da saúde pública de Natal.  paciência acabou. A paciência acabou, não aceitaremos propostas medíocres. A categoria já enfrenta muitos anos de descaso para essa altura, com a greve cada vez mais fortalecida, aceitar qualquer investida dessa gestão inescrupulosa. 
 
Prefeito, para essa proposta nossa resposta é NÃO!