Fernanda Soares
Fernanda Soares

31/03/2023, 15h


Nesta sexta-feira (31), os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal foram à prefeitura mostrar a Álvaro Dias com quantos ovos se faz um omelete!
 
Em entrevista ao RNTV, na última quarta-feira (29), o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) afirmou que "é impossível fazer um omelete sem quebrar os ovos" se referindo aos transtornos vividos pelos usuários do transporte público de Natal, durante as obras na avenida Felizardo Moura. A fala completamente desrespeitosa reflete o descaso do gestor com a população, principalmente da zona norte, e se estende aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que amargam anos de perdas salariais, péssimas condições de trabalho e um cotidiano repleto de assédio moral nas unidades.
 
Enquanto a categoria denunciava o descaso do prefeito de Natal em frente à Prefeitura, uma comissão com representantes dos sindicatos (Sindsaúde/RN, Sindern, Soern e Sinfarn) participou da reunião da Mesa SUS, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do secretário de Saúde, George Antunes. 
 
Infelizmente, não houve muitos avanços na reunião e uma nova reunião ficou agendada para o dia 14 de abril, com a presença do executivo. Nesse sentido, as trabalhadoras e trabalhadores da saúde de Natal aprovaram uma nova assembleia unificada com indicativo de greve para o mesmo dia da reunião com a gestão. Caso, a prefeitura não atenda e supere a pauta de reivindicações, a categoria irá deflagrar uma greve unificada. 
 
“É preciso mostrar a força da categoria, dos trabalhadores e trabalhadoras do Município, no geral, e da população de Natal. O momento pede união e organização para que Álvaro Dias aprenda de uma vez por todas que com o povo natalense não se brinca e, muito menos, se desrespeita”, enfatizou Érica Galvão, diretora do Sindsaúde/RN.
 
A categoria também aprovou um calendário de atividades (confira abaixo) e um Seminário com os sindicatos para a construção de pontos comuns e uma greve unificada no município de Natal.
 
 
Calendário de atividades:
 
Dia 04/04| Ato Público na UPA Satélite 
Dia 05/04|  Seminário com os sindicatos 
Dia 12/04| Ato Público na Maternidade Leide Morais
Dia 14/04|  Assembleia Unificada com indicativo de greve