Fernanda Soares
Fernanda Soares

18/11/2022, 09h


Diante da movimentação organizada pelos trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Extremoz, a prefeita Jussara Sales (PROS)  finalmente recebeu, junto aos seus secretarios e assessores, a categoria, em uma audiência,na manhã desta quinta-feira (17). Estiveram presentes na ocasião, além da direção e assessoria jurídica do Sindsaúde/RN, representantes da base e dos sindicatos SINDERN e SOERN. 
 
Apesar da truculência e forte resistência da prefeita em atender os pontos da pauta, alegando a todo tempo a dificuldade orçamentária do município, com base na desatualização do censo demográfico, os trabalhadores e trabalhadoras conseguiram arrancar da gestão alguns bons encaminhamentos para pauta. A prefeita prometeu, em um prazo de quinze dias, analisar os seguintes pontos: impacto financeiro e pagamento da sexta parte da ADTS para aqueles trabalhadores (as) que completaram 25 anos, o repasse atrasado da prefeitura para os sindicatos da categoria e incorporar ao salário a gratificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família.
 
Segundo Jussara, hoje Extremoz recebe um repasse referente a 28 mil habitantes o que não é suficiente para a realidade de 64 mil habitantes do município. Sendo assim,  não é possível estabelecer prazos para realização do concurso público e para pagar as progressões de nível, o Piso Nacional da Enfermagem e um reajuste salarial, pontos que são de extrema importância para a categoria. Nesse sentido, diante do impasse, a prefeita prometeu convocar a categoria e entidades sindicais para nova reunião, até final de dezembro, que é quando a prefeitura prevê que terá um prazo para atualização do censo.
 
A categoria da saúde de Extremoz está unida e mobilizada para dizer chega a este descaso, afinal, o que está sendo reivindicado são direitos e não favores. Destacamos que há mais de quatro meses a gestão não recebia a categoria e, ainda que siga com o mesmo argumento de que não tem orçamento para cumprir a pauta, só recebeu os trabalhadores e trabalhadoras após intensa mobilização de luta. Por este motivo, o Sindsaúde/RN convoca a base para uma Assembleia no próximo dia 23, pela manhã, em breve divulgaremos local e horário. Nesse momento, é de extrema importância fortalecer a luta. A saúde municipal de Extremoz exige respeito!
 
Relembre:
 
A pauta de reivindicação da categoria, que motivou um dia inteiro de paralisação no último dia 9, inclui pontos históricos e muito importantes como: a perda inflacionária de 90% devido a inexistência de um reajuste salarial desde 2016, 3 anos sem o cumprimento do Plano de Cargos e Salários, a mudança de nível, pagamento de 1/3 de férias, regulamentação e implantação do piso nacional da Enfermagem, retorno da gratificação dos servidores, realização de concurso público, o  pagamento da sexta parte da ADTS para aqueles trabalhadores (as) que completaram 25 anos.