Fernanda Soares
Fernanda Soares

25/01/2023, 12h


Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde do município de Natal se reuniram, pela primeira vez em 2023, na manhã desta quarta-feira (25). O encontro teve como objetivo organizar e retomar a luta em prol da pauta da categoria e culminou na escolha da próxima segunda-feira (30) como a data para um ato contra o assédio moral, às 9h , na Maternidade Araken. Além dessa atividade, haverão algumas outras mobilizações sobre as seguintes temáticas: combate ao assédio moral, mais segurança nos locais de trabalho,melhores condições de trabalho e inclusão dos profissionais de Farmácia no Plano da Saúde (Lei 120). 
 
Outros pontos importantes que nortearam a ocasião envolviam a campanha salarial deste ano, uma luta unificada com todas as categorias do município de Natal, a convocação dos cadastros reservas e a criação de mais cargos na saúde. Além disso, os trabalhadores e trabalhadoras puderam usar o espaço para denunciar os graves problemas dos seus locais de trabalho. Os relatos foram, desde problemas nas estruturas das unidades, até casos de assédio moral por parte das chefias. 
 
A direção do Sindsaúde/RN ressaltou ainda que a prefeitura, de forma arbitrária, rompeu as Mesas de Negociação da categoria, uma grande conquista da greve realizada no ano passado. Foi discutido ainda, a necessidade de realizar um movimento forte e incisivo antes mesmo de começar o período da data-base, em Março. É preciso dar uma resposta segura a Álvaro Dias (PSDB) e à Secretaria Municipal De Saúde. Precisamos garantir a data-base, o piso nacional da Enfermagem, uma revisão nas gratificações e, por fim, a isonomia entre as categorias da saúde. 
 
"Para nós, do Sindsaúde/RN, a luta unificada esse ano deve ser feita por todas as secretarias do município de Natal" destaca Flávio Gomes, diretor do Sindsaúde/RN. O momento exige união, organização e compromisso com a luta, portanto, convidamos todos a se unirem conosco!