Fernanda Soares
Fernanda Soares

15/08/2022, 16h


Nos últimos dias, o Sindsaúde/RN tem recebido inúmeras denúncias sobre a situação das unidades de saúde do município de Natal. As principais queixas dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde é o intenso mofo e infiltração nas salas e setores em que trabalham. Na manhã desta segunda-feira (15), a direção do sindicato visitou o Posto de Saúde da Família (PSF) de Igapó, na Zona Norte, e registrou as condições estruturais em que a unidade se encontra. 
 
De acordo com Rejane Rodrigues, diretora do Sindsaúde/RN que acompanhou a denúncia, o ar da unidade encontra-se irrespirável. “A situação estava tão caótica que as paredes estavam criando lodo. Foi preciso fazer uma raspagem para tentar diminuir os danos, mas o cheiro continua insuportável”, afirmou em um dos vídeos gravados pela mesma. 
 
Além do mofo e infiltrações, a diretora relata que a unidade tem um problema grave de acesso, pois só conta com uma porta para entrada e saída. “Qualquer coisa que acontecer, um incêndio, não temos como escapar. Isso é um problema que já denunciamos várias vezes à SMS, mas não tomaram nenhuma providência”, finaliza Rejane. 
 
Na próxima quinta-feria (18), o Sindsaúde/RN está convocando uma reunião com os trabalhadores e trabalhadoras das Unidades Básicas, USF's e Policlínicas do Norte I e Norte II para discutir a situação que esses trabalhadores vêm enfrentando diante das condições de trabalho e problemas estruturais nas unidades de saúde. 
 
A reunião ocorrerá às 9h, na biblioteca do Santarém, Zona Norte de Natal. Na ocasião, o sindicato discutirá os encaminhamentos sobre como resolver essa situação e exigir das gestões e da prefeitura de Natal uma posição concreta. É inadmissível que os trabalhadores e a população sofram com o descaso da prefeitura de Natal. É preciso que o prefeito Álvaro Dias priorize a saúde básica.