Fernanda Soares
Fernanda Soares

03/02/2023, 11h


O Sindsaúde/RN vem à público se solidarizar com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa terceirizada Justiz, contratada pelo Estado para prestar serviço nas unidades de saúde do Rio Grande do Norte. Nesta sexta-feira (3), recebemos denúncias de que os (as) trabalhadores (as) do processo seletivo que atuam no Hospital João Machado estão há quatro meses sem receber seus salários. Infelizmente, essa não é uma situação que envolve apenas o João Machado, e sim, vários outros hospitais. 
 
Como sempre destacamos, mesmo sem receber, esses (as) profissionais continuam trabalhando árduamente sem garantias de quando vão receber dinheiro para quitar suas dívidas. Muitos deles sequer têm o dinheiro da passagem para se deslocar até seu local de trabalho. Denúncias como essa, envolvendo empresas terceirizadas e as prestações de serviços dentro dos hospitais, viraram rotina no Rio Grande do Norte e refletem diretamente a precarização desse tipo de serviço no Estado. Empresas como a SAFE e a JMT também são velhas conhecidas quando o assunto é atraso mensal no pagamento dos salários. 
 
Como justificativa para os atrasos a empresa alega que o governo do Estado não realizou o repasse. A gestão Fátima Bezerra (PT), por sua vez, alega que a empresa deveria ter uma saúde financeira para pagar os seus funcionários de forma antecipada e sem depender totalmente do repasse do governo.  Enquanto um joga a responsabilidade para o outro, diversos trabalhadores e trabalhadoras seguem com água, luz, aluguel e contas atrasadas e com isso, nós do Sindsaúde/RN, reforçamos que é desumano forçar as pessoas a trabalharem sem garantir ao menos o pagamento em dia.
 
Por isso, exigimos mais compromisso e fiscalização da Governadora Fátima Bezerra (PT) na tentativa de inibir esses problemas que trazem tantos prejuízos à classe trabalhadora e, por outro lado, também exigimos mais transparência e celeridade nos processos de pagamento porque não estamos falando de favores, esse é um direito dos (as) trabalhadores (as).