Fernanda Soares
Fernanda Soares

04/10/2013, 12h


Na última quarta-feira (02), os vereadores da câmara municipal de Natal aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº. 098/2013, que institui a gratuidade para estudantes no Sistema de Transporte Público Coletivo do Município do Natal.

A aprovação do projeto, de autoria da vereadora Amanda Gurgel (PSTU), em parceria com os vereadores Sandro Pimentel e Marcos Antônio, ambos do PSOL, é resultado de inúmeras reivindicações realizadas por estudantes e trabalhadores em Natal. Nas últimas semanas, os estudantes e os movimentos sociais realizaram uma grande campanha pela aprovação do projeto. Cerca de nove mil assinaturas de apoio - muitas recolhidas pelos servidores da saúde - foram entregues na Câmara dos Vereadores, durante audiência para discutir o passe livre. Em seguida, aulas públicas e atos de rua pressionaram os vereadores para que colocassem o tema em votação.

Na terça-feira (01), o Sindsaúde-RN esteve presente em mais uma manifestação dando apoio e somando forças afim de que o projeto em trâmite entrasse em votação, pois o sindicato tem ciência da relevância desse projeto para a população de Natal.

O Projeto do Passe-Livre original dispunha com a inclusão dos trabalhadores em condição de desemprego, porém a maior parte dos vereadores propôs uma emenda, retirando essa parte do projeto original, para que pudesse ser aprovado.

Na próxima terça-feira (08), às 14h, os vereadores farão uma segunda votação do Passe Livre, na Câmara Municipal de Natal. Os estudantes, da Anel, MPL e outros movimentos convocam um ato público durante a sessão, para pressionar os vereadores.