Fernanda Soares
Fernanda Soares

25/09/2013, 10h


Os policiais civis e os servidores do ITEP do Rio Grande do Norte estão em greve desde o dia 12 de agosto, exigindo condições de trabalho, melhoria no atendimento e melhores salários. No dia 19 de setembro, os bancários também entraram em greve, paralisando o atendimento em busca de reajuste de 22% e contratação de mais funcionários. O Sindsaúde manifesta a sua solidariedade e apoio às greves destes trabalhadores, que enfrentam o governo do estado e os banqueiros.

Os policiais têm feito uma greve heróica, enfrentando o governo Rosalba, que os trata da mesma forma com que lidou com todas as outras greves nestes quase três anos de governo: intransigência, mentiras e repressão. Rosalba Ciarlini e o Judiciário do RN avançam na criminalização do movimento, com corte de ponto, perseguição aos dirigentes do sindicato, bloqueio de repasses e até impedindo o acesso ao Centro Administrativo e às delegacias.

Nós, servidores da saúde, enfrentamos a intransigência deste governo, em nossa greve, que durou 34 dias. Por isso, manifestamos o nosso repúdio à forma como a governadora trata a greve dos policiais e exigimos o fim das perseguições e o atendimento imediato das reivindicações.

As greves de bancários e dos policiais civis são lutas em defesa da população e do atendimento de qualidade para a classe trabalhadora.
Os bancos lucraram R$ 30 bilhões neste ano, mas se recusam não só a pagar salários dignos, mas a contratar mais bancários, o que reduziria as filas, que roubam o tempo e a paciência da população. O governo do RN tem superávit no Orçamento, mas prefere gastar com a Copa do Mundo do que investir na Polícia Civil, que têm hoje o menor efetivo do país, com menos de 20% das vagas preenchidas.

As duas categorias lutam não só por melhores salários, mas em defesa da classe trabalhadora, que está endividada nas mãos dos banqueiros, e não tem acesso aos direitos básicos, como saúde, educação e segurança. Neste momento, é necessário todo apoio à estas categorias e que os sindicatos e a juventude unifiquem as campanhas salariais e suas lutas, como a em defesa do transporte público e luta contra a entrega do nosso petróleo.

  • TODO APOIO ÀS GREVES DOS POLICIAIS CIVIS, DO ITEP E DOS BANCÁRIOS. PELA UNIFICAÇÃO DAS LUTAS.
  • NÃO À CRIMINALIZAÇÃO. NENHUMA PUNIÇÃO AOS GREVISTAS.
  • FORA ROSALBA!
  • FORA BANQUEIROS!
  • NÃO AO LEILÃO DO PRÉ-SAL


Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN)

Filiado à CSP-Conlutas

 



LEIA MAIS:
Sindicatos levam solidariedade às greves e farão ato nesta sexta-feira