Fernanda Soares
Fernanda Soares

19/02/2024, 10h


O Sindsaúde/RN recebeu uma denúncia na tarde desta sexta-feira (16), sobre a situação da sala de repouso masculina do Hospital Geral Dr. João Machado, em Natal, que está completamente tomada por mofo, sobretudo ao lado das camas do dormitório. Além dos fungos, alguns ar-condicionados também estão quebrados, como é o caso dos aparelhos da sala de repouso masculina e da enfermaria 3, o que agrava ainda mais o momento de descanso desses trabalhadores na unidade. 
 
O local que deveria servir de repouso dos profissionais ao longo dos plantões, se tornou um ambiente desconfortável para os técnicos de enfermagem, que além de serem obrigados a lidar com o forte odor da sala, também são submetidos aos riscos de desencadear crises alérgicas, como a asma. Isso tudo sem falar que o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica. 
 
Além disso, segundo as informações repassadas ao Sindsaúde/RN, também faltam na unidade itens básicos, como copos descartáveis para beber água, e papel toalha para enxugar as mãos. Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN exige do Governo do Estado e da gestão de Fátima Bezerra, mais atenção aos riscos desnecessários que esses trabalhadores estão sendo expostos. O Hospital João Machado precisa de reparos imediatos e reabastecimento de materiais. Governadora, a saúde do RN quer respeito!