Fernanda Soares
Fernanda Soares

27/10/2022, 16h


O Sindsaúde/RN participou de uma audiência nesta quinta-feira (27), com a secretária de saúde de Parnamirim, Luciana Guimarães, para tratar sobre a redução no horário do Pronto Atendimento Suzete Cavalcanti, que hoje funciona das 07h às 19h de domingo a domingo em Nova Parnamirim. De acordo com a secretária, a redução do horário deve-se a uma recomendação do Ministério Público, uma vez que não haverá mais repasse federal para manter os leitos covid dessa unidade. 
 
Em contrapartida, graças a mobilização da população e do Sindsaúde/RN, a secretária Luciana esclareceu que a unidade Suzete Cavalcanti não vai voltar a ser uma simples UBS, mas sim, um local com atendimentos especializados como pediatria e ginecologia, que funcionará de segunda à sexta, das 07h às 17h, e nos sábados até às 13h. O serviço será aberto a todos os parnamirinenses e também atenderá casos de urgência, caso seja necessário. 
 
Após ser questionada pelo Sindsaúde/RN quanto ao prazo para a redução no horário de atendimento da unidade, previsto para a próxima segunda-feira (31), Luciana Guimarães informou que essa mudança se dará aos poucos, respeitando um tempo mínimo para a transição dos serviços. 
 
A direção do sindicato aproveitou o espaço para reivindicar a criação de mais uma UPA em Parnamirim, já que o município possui apenas uma Unidade de Pronto Atendimento. A secretária argumentou que um dos requisitos para a criação de uma nova unidade está relacionado ao contingente populacional, e que de acordo com os dados de hoje, 1 UPA já seria suficiente para atender a cidade. Para nós do Sindsaúde/RN que defende o acesso abrangente e humanizado ao SUS, essa justificativa não é plausível, uma vez que desde o último censo demográfico do IBGE, de 2010,  Parnamirim já era o 3° município mais populoso do Rio Grande do Norte. 
 
A direção do sindicato vai até à unidade na próxima segunda-feira (31), a partir das 8h da manhã, prestar os esclarecimentos sobre a reunião à toda população de Nova Parnamirim.