Fernanda Soares
Fernanda Soares

10/07/2013, 15h


Servidores e usuários do Hospital Santa Catarina vem sofrendo com as chuvas constantemente. No dia 2 de Julho, os corredores da ala inaugurada no início do ano amanheceram alagados. O teto, que já estava mofado, ficou em estado ainda pior.

No setor de reanimação, a acompanhante de um dos pacientes precisou passar a noite aparando a água que caía de uma goteira em cima do leito. A sala de pequenas cirurgias também apresentou problemas estruturais: estava alagada e com várias infiltrações. No mesmo dia, a imprensa divulgou um informe da SESAP de que o problema já havia sido resolvido. No entanto, no dia seguinte, os mesmos setores apresentaram problemas novamente.

Fátima Santos, diretora do Sindsaúde-RN e servidora do Santa Catarina, conta que esta situação é recorrente: “toda vez que chove acontece isso, raramente não alaga”. Confirmando a situação de descaso, Rosiane Medeiros, técnica de enfermagem, conta que isso vem acontecendo há meses. “A reforma foi no início do ano, mas foi só de aparência porque está tudo mofado, sem condições de trabalho”, afirma.

No dia 07 de Julho, o médico Sebastião Paulino, plantonista da unidade, publicou em seu perfil do Twitter a situação caótica da “Sala Vermelha” – setor de  atendimento de vítimas de violência urbana. “Goteja água o tempo todo. Vale salientar que a obra foi inaugurada há muito pouco tempo. Esta é a realidade do Hospital Santa Catarina (RN). Lama de areia, sangue e água, o tempo todo… (Mesmo com os servidores da higienização e limpeza laborando)”, relata o médico.  Após o acontecimento, o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, informou à imprensa que não tinha conhecimento daquela situação até o momento.

Em abril, menos de 6 meses depois do término das obras, salas e corredores da  ala reformada ficaram alagados devido às chuvas. Através de imagens, acompanhantes registraram a situação em que funcionários tentavam retirar a água dos corredores com rodos. No dia seguinte à divulgação do vídeo, o vigilante que aparece nas imagens ajudando os servidores, foi realocado pela empresa responsável pela segurança no hospital.

No dia 9 de Julho, a administração do Santa Catarina informou a imprensa que o problema com vazamentos na sala de cirurgia havia sido contornado, e que até o fim de semana todos os reparos seriam feitos. Segundo o secretário, Luiz Roberto Fonseca, a empresa responsável pelos reparos das infiltrações já foi contatada, no entanto, a “Sala Vermelha”  só deve ser reparada quando cessarem as chuvas.