Fernanda Soares
Fernanda Soares

30/08/2022, 09h


Atendendo às reivindicações dos (as) trabalhadores (as) da Policlínica Dr. José Carlos Passos, localizada na Ribeira, a direção do Sindsaúde/RN realizou uma visita na unidade para averiguar denúncias de problemas estruturais que prejudicam o dia a dia dos servidores e dos usuários. Logo na entrada já é perceptível o quanto o prédio é abandonado e precisa de reformas básicas como pintura. O ambiente é muito sujo, há lodo no chão do local onde os pacientes aguardam atendimento, as cadeiras de espera são enferrujadas e em todas as salas há a presença muito forte de mofo e infiltração. 
 
Além disso, segundo relato dos (as) trabalhadores(as), os banheiros da unidade não possuem água na pia, porém uma quantidade absurda de água limpa vaza da caixa d’água sem parar há mais de quatro dias sem que ninguém faça nada para resolver o problema. A situação foi confirmada pelos membros da direção do sindicato que estiveram no local e registrada no vídeo que pode ser conferido aqui. Em determinados cômodos da Policlínica também existem reformas inacabadas que deixaram entulhos sem utilidades e até mesmo estruturas de teto incompletas.   
 
É assim que Álvaro Dias (PSDB) trata as unidades de atenção primária do município de Natal, com descaso e negligência. Até quando teremos que noticiar essa falta de respeito? Nossa luta é todos os dias ao lado da população e dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal. Seguiremos denunciando o descaso da Prefeitura e cobrando a resolutividade das problemáticas desta e das demais unidades.Chega! Exigimos respeito.  
 
O “De olho nas unidades” é uma série jornalística, produzida pelo Sindsaúde/RN, que tem como principal objetivo denunciar a falta de manutenção e vistorias nos prédios onde funcionam as unidades básicas de saúde de Natal. Os registros retratam o quanto esses problemas atingem todos os distritos sanitários da capital potiguar e geram diversos transtornos para os(as) profissionais(as) que trabalham no local e para a população usuária do serviço.