Francisca Pires
Francisca Pires

16/07/2025, 09h


O Sindsaúde/RN manifesta sua solidariedade aos servidores do IPERN, em greve, e do DETRAN, que realizam paralisações, diante do descaso do Governo do Estado com pautas legítimas e acordos não cumpridos.

No IPERN, a categoria cobra a autorização de uma tabela salarial de 2021, construída com o aval do próprio presidente do Instituto, Nereu Linhares. Apesar disso, o governo, através do secretário Pedro Lopes, tem se recusado a avançar na discussão, alegando falta de espaço fiscal. Diante da negativa, os servidores intensificaram a mobilização que já havia começado nos dias 7 e 8 de julho e decidiram manter até a última terça-feira (15), com atos na SEAD e no GAC. Uma nova avaliação do movimento está marcada para a manhã desta quarta (16), em frente à sede do IPERN.

Já os trabalhadores do DETRAN cobram do governo o cumprimento de compromisso firmado desde janeiro deste ano: a negociação sobre a majoração do Auxílio Alimentação a partir de 2025. Após sucessivos adiamentos e ausência de propostas para os demais itens da pauta 2025, que inclui desde autonomia do órgão até o combate à terceirização, a categoria decidiu realizar dois dias de paralisação, em 8 e 15 de julho. A audiência marcada para esta quinta (17) será acompanhada por nova assembleia no dia seguinte (18), para avaliação e encaminhamentos.

O Sindsaúde/RN reafirma seu apoio a todas as categorias que enfrentam a negligência do governo Fátima Bezerra (PT) em relação aos direitos dos servidores públicos. A luta é coletiva e seguimos juntos em defesa do serviço público e da valorização de quem o faz acontecer!