Fernanda Soares
Fernanda Soares

12/09/2022, 15h


Na manhã desta segunda-feira (12), o Sindsaúde/RN, em conjunto com sua assessoria jurídica, esteve reunido com Elan Miranda- Subsecretário de Gestão- e outros membros do setor de RH da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, na sede da SESAP, para tratar de questões relativas à pauta de reivindicação anual dos (as) servidores (as) do Estado. Confira o que foi encaminhado: 

 

  • Plantões Eventuais: 

No que diz respeito ao pagamento dos plantões eventuais, Elan afirmou que houve uma tentativa do governo de realizar o pagamento na semana passada, mas que não foi possível. Sendo assim, segundo a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a promessa é que o pagamento ocorra amanhã, dia 13. 

 

  • Mesa Sus: 

O sindicato pontuou ainda a falta de resolutividade que a Mesa SUS de Negociação vem apresentando. Os representantes da SESAP, por sua vez, prometeram avaliar formas de melhorar a questão e promover mais agilidade no cumprimento das pautas, para que assim a Mesa siga sendo de negociação e avanços e não só de informes.

 

  • Aposentados:

O Sindsaúde/RN cobrou ainda que a SESAP marque com urgência um debate, em conjunto com o governo e presidente do Ipern, para resolver a situação dos aposentados no que diz respeito a incorporação da insalubridade, o aumento seguindo o plano de cargos e salários e a mudança que não houve nos adicionais noturnos. Além disso, existem os aposentados (as) perdendo o incentivo à qualificação no momento em que se aposentam. A gestão prometeu marcar uma reunião para tratar exclusivamente desse ponto. 

 

  • Piso da Enfermagem:

Foi discutida, também, a necessidade da realização de uma reunião extraordinária exclusivamente sobre o piso da enfermagem e também sobre a situação da insalubridade dos trabalhadores e trabalhadoras. 

 

Ao todo três datas de reuniões foram prometidas: 1° reunião para debater a questão dos aposentados; 2° outra reunião para debater o piso salarial da enfermagem e uma 3° reunião para debater exclusivamente a questão da insalubridade da categoria. O Sindsaúde/RN segue firme na defesa dos direitos dos aposentados e na cobrança pelo cumprimento da pauta dos trabalhadores e trabalhadoras do estado. Nesse sentido, uma Assembleia da categoria deve ser convocada, muito em breve, para discutir com detalhes o andamento da pauta de reivindicação do ano. Como sempre, reiteramos que sua participação será muito importante para o fortalecimento dessa luta, servidor (a)!