Na manhã desta terça-feira (04), o Sindsaúde/RN, representado pelo diretor João Assunção, representantes da Regional do Seridó e os assessores jurídicos: Paulo Victor e Plínio Fernandes, participou de uma reunião com a gestão municipal de Santana do Matos, com o objetivo de debater a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Municipais (Lei n° 828/2016), aprovado desde 2016 e nunca implantado do ponto vista financeiro.
Participou da reunião também, à convite do Sindsaúde/RN, o representante do ILAESE Fernando Antônio que apresentou o levantamento da evolução da receita e dos gastos com pessoal do Município de Santana do Matos desde 2018, comprovando um aumento na receita corrente líquida sem a mesma proporção de elevação nas despesas com pessoal. O levantamento mostrou que o Município vem trabalhando acima do limite de gastos com pessoal de 54% da receita corrente líquida, porém os trabalhadores cobram um planejamento e um cronograma para implantação do plano de modo a corrigir as perdas salariais que já ultrapassam 35% no período.
Como encaminhamento estabeleceu-se a formação de um grupo de trabalho para fins de atualização do Plano de Cargos, a ser criado pelo Município com a participação dos Sindicatos, restando aprazada nova reunião para o dia 16 de Novembro de 2022. Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde exigem o merecido reconhecimento e a valorização profissional, na medida em que a remuneração dos servidores encontra-se muito defasada em relação à inflação e à média salarial de outros municípios da região. A saúde de Santana dos Matos e os seus trabalhadores pedem socorro!
Confira o estudo economico do ILAESE aqui.