Fernanda Soares
Fernanda Soares

16/05/2022, 10h


A direção e assessoria jurídica do Sindsaúde/RN estiveram reunidos na Mesa de Negociação Permanente com a gestão de Parnamirim, na última quinta-feira (12), para discutir as principais pautas da categoria da saúde. Confira os principais encaminhamentos: 
 
-Insalubridade 
Sobre a questão da insalubridade, o secretário de administração esclareceu que depois dos laudos da empresa só 118 servidores não fizeram jus à insalubridade. Desses 118, 27 não tinham recebido por falha no sistema que não reconheceu mudanças de lotação dos servidores, mas isso foi corrigido e na folha de abril eles já receberam o retroativo. Outros 22 servidores são fiscais de vigilância sanitária e a empresa negou a insalubridade pra eles, que por sua vez,  já contestaram formalmente, agora estamos aguardando a empresa analisar a contestação. 40 servidores não receberam porque os diretores de unidade não informaram os dados deles, então, a secretaria de administração solicitou que a secretaria de saúde informe os dados desses servidores e que os diretores da unidade justifiquem porque não enviaram os dados.  
 
Por fim, as demais pessoas que não recebem insalubridade foi porque, efetivamente, a empresa elaborou o laudo informando que eles não fazem jus ao direito.O Sindsaúde/RN questionou o porquê de alguns servidores da mesma unidade e no mesmo setor estarem recebendo insalubridade com percentuais diferentes. Para esse apontamento  foi justificado que são cargos diferentes e, por conseguinte, as funções são diferentes. Ainda assim será feita contestação formal à essa diferenciação.
 
-Progressão de nível 
Desde o último dia 11 os profissionais da saúde que já cumpriram o período de estágio probatório já podem enviar via sistema 1Doc os seus títulos para que tenham a progressão funcional por capacitação. Quanto à progressão por tempo de serviço, o início dela está dependendo de um parecer da PGM que fornecerá as diretrizes para o seu processamento. O Sindsaúde/RN cobrou um prazo para isso acontecer e como resposta foi informado que no máximo em duas semanas.
 
A ocasião também foi uma oportunidade de apresentar os novos secretários de Administração, Saúde e o novo chefe do Gabinete Civil. O Sindsaúde/RN seguirá acompanhando de perto o andamento das pautas dos trabalhadores e trabalhadoras de Parnamirim!