Fernanda Soares
Fernanda Soares

03/01/2023, 15h


A direção e assessoria jurídica do Sindsaúde/RN esteve presente, na manhã desta terça-feira (3), em conjunto com representantes dos trabalhadores (as) da saúde do município de Extremoz, para uma reunião com a prefeita Jussara Sales, sua assessoria jurídica e secretaria de saúde para debater sobre o atraso no pagamento do mês de dezembro dos (as) servidores (as). 
 
Segundo ela, o atraso se deu em função da suspensão de um repasse federal que foi feito pelo STF e, por ser uma perda de recursos que eles não esperavam, não foi possível arcar com o pagamento da folha até o último dia do mês de dezembro. No entanto, a gestão firmou o compromisso de iniciar o pagamento da folha de dezembro dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde ainda nesta terça-feira (3) e o prazo máximo para pagar todo o funcionalismo é até o próximo dia 10. 
 
Na ocasião, o Sindsaúde/RN aproveitou para cobrar o andamento dos demais compromissos assumidos na última reunião no dia 17 de novembro.  Neste sentido, ficou acordado que: o pagamento do terço de férias, que estava suspenso, vai retornar em fevereiro, assim como o pagamento da sexta parte do salário. As demais pautas que envolvem questões financeiras como o piso da enfermagem, correção das perdas salariais e o plano de cargos e salários precisarão ser discutidas em uma nova reunião prevista também para  fevereiro à medida que o repasse federal seja atualizado conforme o novo censo demográfico.
 
Com relação a incorporação das gratificações pelo aumento na carga horária de alguns (as) servidores (as) foi explicado que já deveria ter sido publicado  no mês de dezembro, mas que não foi porque houve um parecer equivocado do jurídico da prefeitura e nesse sentido um novo parecer sobre o tema deve ser apresentado até o próximo dia 13. 2023 chegou trazendo ainda mais fôlego para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras de Extremos. Seguiremos vigilantes ao cumprimento dos prazos e a reivindicação de direitos. A luta continua!