O Sindsaúde/RN se soma à luta da comissão dos aprovados no último concurso público do município de Itajá/RN e repudia as declarações do prefeito João Eudes (PP), dadas em entrevista à Rádio Princesa FM, em que afirmou ter convocado candidatos do cadastro de reserva.
Isso porque a realidade é outra: o gestor segue descumprindo decisões judiciais, mantém perseguição contra os aprovados e continua contratando trabalhadores (as) de forma precária em setores que já contam com concursados habilitados aguardando nomeação.
Um exemplo é a categoria dos motoristas, onde a irregularidade é gritante. Mais de 30 profissionais contratados de forma precária permanecem em atividade, enquanto 12 candidatos aprovados esperam convocação já determinada pela Justiça. A própria Justiça reconheceu a ilegalidade desses contratos que são firmados por meio de instituições apenas para mascarar a situação.
O mesmo cenário se repete em outros cargos, configurando desrespeito às ordens judiciais e afronta aos direitos dos trabalhadores. O Sindsaúde/RN cobra, portanto, que a Prefeitura de Itajá cumpra imediatamente as decisões da Justiça, convoque os aprovados e garanta transparência no concurso público.
A luta dos trabalhadores pela valorização, pelo fim da precarização e pelo respeito às regras do serviço público é também a nossa luta.