Fernanda Soares
Fernanda Soares

15/09/2025, 13h


O Sindsaúde/RN vem a público repudiar as declarações do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que circulam em um vídeo nas redes sociais. Na gravação, o prefeito atribui aos profissionais de saúde a responsabilidade pela demora no atendimento nas unidades, colocando a população contra trabalhadores e trabalhadoras da saúde que dedicam suas vidas à defesa de uma saúde pública de qualidade.

Durante discurso em palanque, o prefeito afirmou que “vai acabar com esse negócio de reunião de planejamento na hora de atendimento”, responsabilizando os servidores que, tradicionalmente às sextas-feiras, realizam encontros para organizar as ações da semana seguinte. Essa prática é comum na maioria das unidades e essencial para o planejamento e avaliação das equipes.

Em tom considerado intimidador, Allyson Bezerra declarou ainda: “A determinação é clara. Não terá mais reunião de planejamento durante o expediente e vai valer para todas as unidades de saúde. Horário de atendimento é horário de atendimento. Acabou esse negócio”.

Para o Sindsaúde/RN, as falas do prefeito representam um desserviço e desrespeito ao trabalho dos profissionais da saúde. “Se esses trabalhadores não realizarem as reuniões durante o expediente, vão ter que fazer fora do horário de trabalho. A prefeitura vai pagar hora-extra?”, questiona Rosália Fernandes, dirigente do Sindsaúde/RN.

“É lamentável que declarações como essa venham de um ex-sindicalista que afirma governar para a população. Ao invés de criminalizar os profissionais de saúde, por que o prefeito não investe nas unidades, amplia os serviços e convoca mais servidores para reduzir a sobrecarga?”, finaliza Rosália Fernandes.