Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/10/2022, 11h


O dia começou cedo para a direção do Sindsaúde/RN e a população de Nova Parnamirim nesta quarta-feira (26), que desde às 7h da manhã estavam em frente ao Centro de Saúde Suzete Cavalcanti, realizando uma intervenção na comunidade em defesa da unidade de saúde que está sob ameaça de fechar o atendimento 12h. 
 
Na ocasião, os diretores do sindicato alertaram sobre o risco de fechamento de alguns serviços na unidade, que hoje funciona com porta aberta de domingo a domingo das 07h às 19h. Os moradores do bairro que participaram do ato, também tiveram a oportunidade de pontuar os prejuízos que essa situação pode causar na prestação do serviço no bairro. Devido às mobilizações do sindicato desde o início da semana, uma audiência com a secretária de saúde foi agendada para esta quinta-feira (27), às 10h da manhã, para tratar sobre o tema. 
 
Como encaminhamento da atividade de hoje, o Sindsaúde/RN vai disponibilizar um abaixo assinado online contra a redução no atendimento 12h da unidade no site e nas redes sociais da entidade. E convoca toda à população para o “Abraçaço” contra o fechamento de serviços no Suzete Cavalcanti na próxima segunda-feira (31), às 8h da manhã. Os interessados em aderir ao movimento, podem entrar em contato com o sindicato no telefone (84) 3027-2830, e solicitar informações sobre o ônibus que vai levar as pessoas para a atividade. Faça parte dessa corrente!  
 
SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO: 
 
A notícia sobre a redução do serviço na unidade chegou aos trabalhadores e trabalhadoras de maneira informal, por meio de um diretor, e de conversas com usuários e funcionários de empresas conveniadas. A informação que se tem é de que o Ministério Público pretende fechar o atendimento 12h do Suzete Cavalcanti até o próximo dia 30 sob a justificativa do endereço ser muito próximo de Natal e implicar na chegada de muitos pacientes da cidade e de que “o serviço não se paga” , apesar da realização diária de 60 a 80 atendimentos que são solucionados sem precisar regular pacientes para outras unidades. 
 
Vale lembrar, que Nova Parnamirim é o bairro mais populoso do município, contando com quase 90 mil habitantes, segundo estimativa em 2019. E mesmo assim, até hoje não possui sequer uma única UPA (Unidade de Pronto Atendimento).  A defesa dos moradores e do Sindsaúde/RN, é de que em vez de reduzir os horários de atendimento, o Centro de Saúde passe a ser uma unidade de Pronto Atendimento 24h para dar suporte aos moradores da Zona-Sul da cidade que necessitam do serviço.