Em visita ao Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, no município de Guamaré nesta segunda-feira (16), o Sindsaúde/RN constatou a instalação de câmeras de monitoramento em locais inapropriados da unidade, como por exemplo, a sala de medicação e o setor de observação do local.
A situação já havia sido denunciada ao sindicato por servidores e usuários, que não concordam com o uso de câmeras de monitoramento em setores que deveriam proporcionar privacidade aos pacientes. “Na sala de observação, a câmera está numa altura em que filma o que está sendo feito no paciente, como por exemplo, a realização de um ECG, onde fica exposto o tórax do paciente, e se nesse caso for uma mulher, a câmera pode captar imagens dos seus seios”, informa uma profissional da unidade que prefere não se identificar.
Além da visita de fiscalização, o diretor do Sindsaúde/RN, Paulo Martins, também protocolou ofício junto a direção do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde e ao Prefeito de Guamaré, solicitando esclarecimentos sobre a instalação dessas câmeras. Desde já, informamos que o sindicato está tomando todas as medidas judiciais cabíveis, mas também cobramos resposta imediatas aos órgãos competentes sobre essa situação. Para nós, além de infringir a privacidade das pessoas, a instalação de câmeras em setores como a sala de medicação e observação, também é uma ferramenta que facilita a prática de assédio moral na unidade.