Fernanda Soares
Fernanda Soares

27/09/2024, 13h


Na manhã desta sexta-feira (27), aconteceu o debate entre os candidatos à prefeitura de Natal, promovido pelo Sindsaúde/RN. O evento foi no auditório do Sinpol e aberto ao público, mas direcionado aos trabalhadores da saúde no auditório do Sinpol.  Apesar de todos os candidatos e a candidata terem sido convidados, com ampla antecedência, Carlos Eduardo (PSD) e Paulinho Freire (União Brasil) de imediato recusaram o convite. 
 
Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante) chegaram a confirmar presença, mas desmarcaram em cima da hora. Participaram, portanto, Nando Poeta (PSTU) e Heró Bezerra (PRTB), fazendo com que o debate ficasse marcado como: o debate dos excluídos. Quem não conseguiu estar presente pôde acompanhar o debate ao vivo pelo Facebook e Youtube do Sindicato, onde a atividade vai ficar salva e disponível.
 
Nando Poeta (PSTU) denunciou a falta de compromisso dos candidatos ausentes e falou que esse debate ficará para a história. “Na única oportunidade que se tinha de ter todos os seis candidatos, os quatro, que não se negam a participar do debate da Rede Globo, fugiram do debate do Sindsaúde/RN. Isso mostra a farsa que é as eleições. Não existe igualdade no processo eleitoral e não é só pela legislação e pela mídia que exclui, não. Os próprios candidatos também não querem debater com a gente porque nós vamos debater coisas que eles que exercitam o poder não realizam. Mesmo assim, o espaço é um momento importante para debater o que fazer com a saúde pública de Natal”, declarou Nando Poeta em suas considerações iniciais.
 
Heró Bezerra (PRTB) agradeceu o convite e enfatizou que a saúde é uma das prioridades do seu plano de governo. “Pra mim é um motivo de grande honra estar aqui. Nós sabemos da dificuldade do nosso povo de Natal em ter acesso à saúde e dos próprios trabalhadores da saúde em desenvolver suas ações por falta de insumos e mais profissionais. Vamos trabalhar essa pauta com muita atenção e prioridade devida. Porque nós queremos resolver o problema da saúde, pois é inadmissível que as pessoas adoeçam e tenham que esperar o dia amanhecer para pegar ficha e muitas vezes não serem atendidas”, afirmou Heró Bezerra em suas considerações iniciais. 
 
O Sindsaúde/RN é uma das poucas entidades a garantir debates no período eleitoral, permitindo a participação de todos, sem exceção. Para nós, é lamentável que os três candidatos e a candidata não tenham tido o compromisso de comparecer a esse encontro com a segunda maior categoria do município. O debate foi um espaço muito importante para discutir as questões que são hoje prioritárias para a saúde, tão sucateada. Ainda assim, o momento foi muito proveitoso e cumpriu o papel que o sindicato se propõe em ser um contraponto à mídia tradicional tão excludente. Ao final do debate, os candidatos presentes assinaram a Carta Compromisso apresentada pelo Sindsaúde/RN com as reivindicações da categoria, que está disponível em nosso site.