Fernanda Soares
Fernanda Soares

18/08/2025, 00h


Na tarde desta segunda-feira (18), o Sindsaúde/RN participou de uma reunião com o secretário de Administração, Pedro Lopes, para discutir os pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial da saúde estadual. Além da representação dos sindicatos, servidores da base do setor administrativo também estiveram presentes.

Na ocasião, foi discutido alguns pontos que o Governo do Estado se comprometeu em aprofundar a discussão em Grupos de Trabalho, como a mudança de carga horária de 30h para 40h, a gratificação dos servidores administrativos, o pagamento dos Plantões Eventuais dentro do mês e envio da Lei de incorporação da Insalubridade nas aposentadorias. O secretário pediu o prazo até o dia 30 de setembro para apresentar propostas concretas que atendam essas reivindicações. Até essa data, os GTs ficarão responsáveis para fomentar a discussão e elaborar um planejamento. 

Além disso, foi debatido e cobrado pelo Sindsaúde/RN, uma solução para a melhoria das condições de trabalho, diante da falta de insumos e medicamentos básicos nas unidades de saúde. A questão das cooperativas médicas e da terceirização da saúde do estado também foram discutidos, sendo considerados temas de natureza política para aprofundar com a gestão. 

Na próxima segunda-feira (25), haverá a reunião ordinária da Mesa SUS Estadual que deve ser apresentada a formação dos Grupos de Trabalho e no dia 30/09, uma nova reunião com Pedro Lopes. Lembrando, que os servidores da saúde têm uma nova paralisação de 24h, com Assembleia, no dia 27 de agosto, às 9h, em frente ao Hemonorte. Portanto, convocamos todas e todos a se fazerem presentes! A saúde estadual merece respeito e dignidade!