Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/07/2022, 11h


Nesta segunda-feira (25), foi realizada mais uma reunião da mesa permanente de negociação do SUS/RN, com a participação de representantes da diretoria do Sindsaúde/RN e sua assessoria jurídica.
 
Qualificação - No que se refere ao incentivo à qualificação dos servidores, a SESAP informou que o 3° Lote já foi publicado e que o 4° Lote já elaborado e encontra-se na assessoria jurídica, devendo ser publicado nos próximos dias, e devem ser pagos/implantados em folha suplementar no início de agosto. A promessa anterior é que esses pagamentos fossem feitos ainda no mês de Julho.
 
Mudança de nível - Segundo a SESAP, será publicada a lista referente a mudança de nível de 2021 e deve ser paga no início de agosto.
 
Plantões eventuais - Quanto aos atrasos no pagamento dos Plantões Eventuais de alguns servidores, a SESAP justificou que o envio dos memorandos dos plantões de alguns servidores foi enviado em atraso. Mas que já está reorganizando administrativamente os processos para que se possa cumprir o compromisso de pagamento até o 5° dia útil.
 
IMPORTANTE: Os servidores que não receberam os eventuais do mês de Junho devem procurar o RH das unidades para que informem à SESAP.
 
Walfredo Gurgel - A SESAP informou, ainda, que após as reuniões sobre o dimensionamento e impactos do contrato para as cirurgias eletivas no Walfredo, elaborou um Plano Emergencial com soluções em 30 e 60 dias, que vai ser apresentado aos trabalhadores e Sindicatos em reunião marcada para o próximo dia 02 de agosto.
 
O Sindsaúde/RN cobrou que fossem estudadas as situações de outros hospitais que enfrentam o mesmo tipo de problema decorrente dos contratos com as terceirizadas sem o estudo do impacto para os trabalhadores.
 
Hospital da Mulher - Quanto ao Hospital da Mulher em Mossoró, a Sesap informou que a previsão de abertura do ambulatório é Setembro/2022 e dos leitos e serviços mais complexos é o mês de Novembro. Informou, ainda, que vai convocar os servidores concursados para integrar o quadro de servidores, alegando que está negociando com TCE a convocação mesmo fora das vacâncias, na medida que se trata de um serviço novo. Portanto, segundo a secretaria de saúde, uma nova convocação dos concursados deve ser feita em breve, contemplando um grande número de aprovados.
 
Concurso Público - Quanto ao novo concurso, há uma previsão de contratação com a COMPERVE nos próximos 30 dias. A ideia é não incluir cargos que ainda possuem muitos candidatos no cadastro de reserva, já que o concurso de 2018 foi prorrogado por mais de 02 anos.
 
Produtividade - Quanto ao debate sobre a nova lei Produtividade, a falta de consenso continua, na medida em que o modelo atual e o proposto pela comissão são totalmente injustos com a grande maioria dos trabalhadores, privilegiando uma parcela pequena de médicos e bucomaxilos. Diante do impasse e da demora nas negociações, o Sindsaúde/RN exigiu na mesa uma reunião o mais rápido possível com o Gabinete Civil para tratar do assunto, o que ficou de ser encaminhado pela secretaria da Mesa.
 
O Sindsaúde/RN defende uma mudança do modelo da distribuição da produtividade para que se dê de forma mais justa e equânime, não é justo que uma categoria que já ganha salários diferenciados, ainda receba a maior parte do "bolo" da produtividade.