Francisca Pires
Francisca Pires

05/09/2025, 12h


Na última quinta-feira (4), aconteceu mais uma Mesa SUS com a gestão do município de Ceará-Mirim. Infelizmente, nós do Sindsaúde/RN, avaliamos que pouco se avançou, mas a principal novidade foi a discussão sobre o Componente de Qualidade, regulamentado pela Lei Complementar nº 60/2025, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Antônio Henrique (PSD). 

Essa lei garante que os recursos sejam divididos de forma igualitária entre todos os (as) servidores (as) das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Multiprofissionais, o que é um avanço importante. No entanto, ficou definido que o pagamento seria feito até o 5º dia útil, e não no dia 5, como alguns trabalhadores (as) esperavam.

Nesse sentido, ficou marcada uma nova agenda para o dia 10 de setembro, quando a comissão formada por representantes das categorias e dos sindicatos irá à Prefeitura cobrar informações sobre: a entrada dos recursos nos cofres do município, a definição do pagamento do retroativo e o andamento do Plano de Cargos, já que o parecer do procurador do município foi emitido, mas ainda precisa ser divulgado oficialmente.

Seguiremos acompanhando de perto e informando a categoria sobre cada passo das negociações até que todos os direitos dos trabalhadores (as) da saúde de Ceará-Mirim sejam garantidos e respeitados!