Fernanda Soares
Fernanda Soares

08/02/2023, 12h


A direção do Sindsaúde/RN esteve presente, na manhã desta quarta-feira (8) em um ato público, organizado pelos trabalhadores da USF Parque das Dunas e moradores do bairro, contra um episódio de racismo vivido pelos membros da unidade de saúde. 
 
Há quase um mês, vândalos picharam o prédio da Academia da Saúde, onde uma equipe da USF equipe conduz junto à população práticas corporais/atividades físicas, educação em saúde, promoção da alimentação saudável para pessoas sem ou com alguma condição de saúde. O projeto abrange parte da Zona Norte, em especial os moradores dos loteamentos Parque das Dunas e Vista Verde.
 
As pichações de palavras e expressões racistas, foram acompanhadas de quebra de vidros de janelas. Durante o ato público, que contou com a participação de outras entidades sindicais, movimentos sociais e alguns mandatos, foram exigidos os seguintes encaminhamentos: a pintura imediata do prédio que foi pichado, há quase um mês, com as expressões racistas; iluminação para praça que fica completamente escura à noite e a presença de um guarda, no mínimo durante o dia, para garantir a segurança dos profissionais e alunos do programa. 
 
O Sindsaúde/RN, como uma entidade comprometida com a luta anti racista, repudia profundamente a prática e exige, inclusive, que a prefeitura de Natal e SMS se responsabilizem pelas práticas da própria gestão que legitimam comportamentos como esse. As ações de fora para dentro devem ser combatidas, mas mais ainda, práticas de assédio e violência que ocorrem de dentro para fora não devem ser ignoradas. 
 
Pela segurança dos profissionais da saúde e da população. Pelo fim do racismo ou qualquer outra forma de discriminação e, acima de tudo, por condições dignas para possibilitar a promoção de programas tão importantes como o “Academia da Saúde”. Racistas não passarão!