Fernanda Soares
Fernanda Soares

01/06/2022, 12h


Nessa última segunda (30), foi realizada a reunião ordinária da Mesa Sus Estadual, com a participação do Sindsaúde/RN, representado por seus diretores e a assessoria Jurídica.
 
Na ocasião, a SESAP destacou que irá enviar para análise da COARP O 1º Lote de processos de mudança de carga horária, incluindo os odontólogos municipalizados e outros servidores.
 
Promoções por Qualificação: O representante da Comissão da Qualificação, George, informou que na terça-feira (31) será paga folha suplementar relativa às qualificações dos dois primeiros lotes (o 1º com data retroativa a Março/2022 e o 2º com data retroativa a Abril/2022).
E que já deferiu mais de 3400 processos de qualificação, e que os 3º e 4º lotes devem ser publicados nos próximos dias.
 
”Alimentação”, Presentes: representantes da Subcoordenadoria de Administração às Unidades Próprias, da COAD e do CAS, que ouviram os relatos dos diretores do Sindsaúde/RN e de representantes da base convidados quanto a péssima qualidade da alimentação fornecida nos hospitais, considerando falta de temperos e pouquíssima variedade de itens. Os representantes do governo reconheceram o problema e justificaram por entraves judiciais nas  licitações e contratação de pessoal e com fornecedores de itens alimentícios.
 
Encaminhamentos: 
 
A retomada do Grupo de Trabalho com a participação das Nutricionistas dos Hospitais para debater qualidade e cardápio, além de promover a padronização da alimentação fornecida nas unidades do Estado. 
 
O Sindsaúde/RN cobrou uma solução rápida dos problemas relatados e sugeriu a criação de uma alternativa nas ocasiões em que os servidores terceirizados fizessem greve, de modo a garantir a alimentação para os trabalhadores, pacientes e acompanhantes, como o fornecimento de quentinhas, vales e/ou com a redução dos turnos de trabalho.
 
Progressões de Nível de 2021 e 2022, foi informado que está sendo concluída a adaptação (parametrização) no sistema ERGON, de modo a implantar as progressões atrasadas (2021, e até Junho/2022) e que, a partir de Julho/2022 as progressões passem a ser automáticas conforme disciplinado no novo PCCR.
 
Um outro problema grave e sério  é sobrecarga de trabalho nos hospitais em decorrência do aumento das cirurgias ortopédicas por força de contratos com cooperativas médicas. Nesse ponto, participaram e fizeram seus relatos servidoras da Central de Materiais do Walfredo Gurgel. Encaminhou-se que a SESAP/RN iria fazer um reforço imediato no quadro do citado setor, da mesma forma em que iria fazer um estudo sobre os impactos  dos contratos no serviço. Encaminhou-se, ainda o agendamento de reunião extraordinária específica para debater os contratos e o dimensionamento dos hospitais. Além disso, foi cobrado respostas em relação aos capotes de chumbo do hospital, que encontram- se inadequados e deteriorados para a realização das cirurgias.