Fernanda Soares
Fernanda Soares

10/01/2024, 14h


A direção do Sindsaúde/RN representada por Rosilda Sales, Lúcia da Silva, João Assunção e Carlos Alexandre, acompanhados da assessoria jurídica do sindicato, participaram na manhã desta quarta-feira (10), da primeira reunião do ano com a Comissão do Piso da Enfermagem do RN. 
 
A boa notícia para o início de 2024, é que o Ministério da Saúde finalmente enviou recursos para o pagamento do complemento do Piso da Enfermagem para os servidores que possuem dois vínculos. Mas desde que esses profissionais possuam o mesmo CBO e carga horária em ambos os locais de trabalho. O pagamento dos servidores nessa situação ficou programado para o dia 25 de cada mês, conforme o calendário de pagamento das gratificações anunciado pelo Governo do Estado no último dia 8 de janeiro e que será válido até o mês de abril. 
 
Na ocasião, o sindicato cobrou vários pontos relacionados ao pagamento do complemento financeiro do Piso da Enfermagem, incluindo os valores retroativos, porém a Secretaria de Saúde Pública do RN informou que até o momento o Ministério da Saúde não repassou nenhuma informação sobre essa reivindicação. Quanto à decisão do STF que se refere ao Piso da Enfermagem como remuneração global, a SESAP informou que o Governo ainda aguarda o parecer da AGU - Advocacia-Geral da União. 
 
Apesar da cobrança, a SESAP ainda não apresentou o impacto financeiro para o pagamento do piso da enfermagem para os servidores aposentados que possuem direito à paridade. Porém, em reunião entre o Sindsaúde e o presidente do IPERN, Nereu Linhares, no fim de 2023, o presidente do IPERN se comprometeu em enviar a lista atualizada desses trabalhadores até o fim de janeiro. O sindicato segue cobrando o cumprimento desse prazo.
 
Para nós do Sindsaúde/RN, ainda será necessário muita luta em 2024 para garantir um piso salarial digno à categoria. “Neste início de ano é importante ressaltar a todos os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem do Rio Grande do Norte, que precisamos continuar mobilizados em defesa do piso da enfermagem. Ainda  teremos que travar várias batalhas para garantir uma remuneração justa para todos, e para isso temos que nos unir!”, declarou o diretor do Sindsaúde/RN, João Assunção, após a reunião.