Fernanda Soares
Fernanda Soares

05/10/2022, 12h


Na próxima terça-feira (11), as trabalhadoras e trabalhadores do hospital Santa Catarina participarão de uma reunião para discutir a organização por local de trabalho e a criação da comissão de base. A reunião será a primeira de muitas que o Sindsaúde/RN irá realizar nos hospitais e unidades de saúde, com o apoio do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos).

 
"A Comissão de Base é fundamental para fortalecer o sindicato e ajudar nas demandas do hospital. Todos os dias, enfrentamos muitos problemas no nosso local de trabalho, como condições precárias de trabalho, corredores lotados, falta de medicamentos e estrutura da unidade sucateada. A comissão de Base irá auxiliar na organização da nossa luta por condições de trabalho e garantia de direitos”, disse Álclea Costa, diretora do Sindsaúde/RN.
 
Entenda o que são Comissões de Base:
 
Crise econômica, desemprego, baixos salários, sem reajuste salarial, ataque aos direitos. Esta tem sido a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras diante dos ataques dos governos, seja municipal, estadual ou federal. Mas essa realidade tem mostrado que os trabalhadores também estão se organizando e resistindo. São várias formas que os trabalhadores podem se organizar, através de atos públicos, greves, sindicatos, centrais, partidos, comissões de base, etc. Essa última cumpre um papel fundamental na organização nos locais de trabalho, as comissões de base podem se dar de várias formas – comando de greve, representação na Cipa, delegados sindicais ou ainda uma comissão eleita, que junte um pouco de tudo isso e que tenha como tarefa centralizar as demandas e representar os trabalhadores de cada local de trabalho. As comissões de base são, portanto, o primeiro apoio do trabalhador na luta contra a opressão e a exploração. Mais que representar, a tarefa das comissões é organizar os trabalhadores para a luta.