Fernanda Soares
Fernanda Soares

15/08/2022, 16h


A falta de manutenção e vistorias nos prédios onde funcionam as unidades básicas de saúde de Natal, atinge todos os distritos sanitários da capital potiguar, gerando diversos problemas e transtornos para os servidores e profissionais que trabalham no local e sobretudo para a população que necessita do serviço. 
 
Em uma vistoria técnica realizada pelo Sindsaúde/RN a ESF de Cidade Nova, constatamos inúmeros problemas como; infiltração, mofo por todos os cantos da estrutura, buracos no piso, além de portas quebradas e paredes descascadas. Inclusive, os buracos no piso da unidade já causaram acidentes de trabalho com duas profissionais, que precisaram ser afastadas por licença médica.  
 
O descaso e o abandono são tão grandes, que o posto de saúde virou ninho de vespas, do tipo maribondo, conhecidas por ter uma picada dolorosa e que coloca diretamente em risco a saúde dos trabalhadores, como também dos idosos, gestantes e crianças, que utilizam a ESF de Cidade Nova. Infelizmente, essas condições descritas e registradas em vídeo pelo sindicato já são comuns e banalizadas há anos pela prefeitura de Natal, que dispõe de orçamento anual destinado aos reparos nesses locais. Por isso, fica aqui o questionamento: Prefeito Álvaro Dias (PSDB), para onde está indo essas verbas? Queremos mais celeridade nós serviços e não uma simples maquiagem como a gestão costuma fazer!