Francisca Pires
Francisca Pires

30/07/2025, 10h


No dia 8 de julho, o Sindsaúde/RN protocolou uma pauta de reivindicações junto à Prefeitura de Lagoa Nova, cobrando avanços, como: realização de concurso público, criação do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), cumprimento da Lei 004/2025 (componente de qualidade), pagamento de retroativos da gestão passada, definição de carga horária e aplicação do piso da odontologia, enfrentamento ao assédio moral, desconto em folha da contribuição sindical e composição de comissões para discutir o PCCS e manter uma negociação permanente.

Em resposta, a gestão municipal agendou uma reunião que aconteceu na última terça-feira (29), com a presença do prefeito Iranildo, do procurador municipal, do secretário de Administração Heitor, da secretária Onize, da representante do CRO Jane, de servidores e servidoras da saúde e do Sindsaúde/RN.

Após o debate, o sindicato foi informado de que o prefeito já designou uma comissão para estudar, por secretaria, a real necessidade de pessoal, com o objetivo de viabilizar um concurso público. Essa comissão solicitou 90 dias para concluir o levantamento. Em relação ao PCCS, a gestão concordou com a formação de uma comissão específica. Sobre o cumprimento da Lei 004/2025, a informação é que o caso está em análise pela contabilidade.

Quanto aos retroativos, a prefeitura disse que irá organizar o pagamento referente ao ano de 2025, e orientou que os servidores judicializem os valores devidos de 2024. Em relação à carga horária e ao piso da odontologia, a gestão afirmou que não adianta prometer sem ter garantia de pagamento, mas se comprometeu a realizar uma nova reunião. 

Sobre os casos de assédio moral, a gestão afirmou que desconhece situações ocorridas. Já em relação ao desconto em folha da contribuição sindical, o secretário de Administração solicitou o número do protocolo do pedido feito por diversos servidores para verificar o andamento do processo. O Sindsaúde/RN seguirá firme na cobrança por respostas concretas e pela valorização dos profissionais da saúde de Lagoa Nova.