Fernanda Soares
Fernanda Soares

31/01/2014, 11h


Na tarde desta quinta-feira (30), o Sindsaúde-RN promoveu uma reunião com os servidores aposentados da saúde para discutir o reajuste de 22% nas gratificações GAE e Jornada Especial e explicar as mudanças no PCCR que o sindicato está solicitando ao governo. Os aposentados também puderam tirar dúvidas e receberam um calendário de mobilização para o mês de fevereiro.

Sobre o reajuste, a Sesap enviou um ofício ao Sindsaúde confirmando o pagamento do reajuste nas gratificações a todos os aposentados em fevereiro de 2014. O acordo anterior previa o pagamento em três meses: janeiro, fevereiro e março. Ou seja, alguns aposentados receberiam em janeiro, outros em fevereiro e o restante em março. Agora, todos receberão em fevereiro.

Entretanto, ainda não será feito o pagamento do valor retroativo, referente ao reajuste que os servidores ativos tiveram em 2012, e nem a incorporação de 50% da gratificação no salário base. Esses pontos ainda continuam pendentes. Na campanha salarial de 2012, alguns erros e distorções, como o não reajuste das gratificações para os aposentados, acabou prejudicando os inativos.

A luta do Sindsaúde-RN é pela verdadeira isonomia e paridade entre servidores ativos e inativos. Inclusive o projeto de lei que está em discussão para a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) prevê a reabertura do prazo para o reenquadramento dos aposentados que não aderiram ao plano em 2006. Assim, todos sairão beneficiados.

Para a campanha salarial desde ano, realizaremos discussões nos locais de trabalho e um seminário no dia 20 de fevereiro para discutir nossas reivindicações e, claro, os aposentados não ficarão de fora.