Fernanda Soares
Fernanda Soares

13/12/2013, 18h


No próximo domingo, 15 de dezembro, acontece a XV Parada do Orgulho LGBT de Natal, com o tema “Para o armário nunca mais. União e conscientização na luta contra a homofobia”. A manifestação irá percorrer a Av. Roberto Freire e a concentração será às 15h, em frente ao supermercado Extra, em Capim Macio.

O Sindsaúde-RN e a CSP-Conlutas apoiam a iniciativa e convidam as trabalhadoras e trabalhadores a participar. A ideia é formar uma coluna classista, com bandeiras que defendam uma política mais efetiva de combate às opressões. Entre os eixos de luta estão o Fora Feliciano, que durante todo o ano de 2013 promoveu ataques contra os homossexuais; representando um retrocesso na luta LGBT.

Outra bandeira de luta é a favor do Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Em todo o Brasil, crimes de ódio contra homossexuais - motivados pela condição homossexual das vítimas - ainda são praticados e continuam impunes. Apesar dos avanços na luta LGBT, como a conquista da união legal entre homossexuais, ainda não foi aprovada uma lei que proteja a comunidade LGBT contra esses crimes.

Várias entidades e organizações de esquerda já confirmaram a participação na coluna, entre elas o PSTU, o MML e a Anel.