Fernanda Soares
Fernanda Soares

04/11/2014, 15h


Na manhã desta terça-feira (4), o Sindsaúde participou de um ato público em defesa do Sindicato dos Bancários do RN (filiado à CSP-Conlutas), para apoiar os companheiros que estão sendo ameaçados de terem seu sindicato extinto. A Caixa Econômica federal, um banco público, é a autora do processo 0000827-10.2014.5.21.0002, que pede a Nulidade Absoluta desta entidade sindical que tem 77 anos de luta em defesa dos bancários e da classe trabalhadora.

Os manifestantes iniciaram o ato em frente à agência da Caixa Econômica da Rua João Pessoa, na Cidade Alta, e depois seguiram para o prédio da assessoria jurídica do banco, que é o setor que está promovendo a ação, onde continuaram o ato. Quem está assinando a petição é o Dr. Carlos Roberto de Araújo, advogado da Caixa, que concorreu contra a atual diretoria do sindicato na eleição de 2010, sendo derrotado na época. Portanto, as motivações para o processo são, por um lado, políticas, pelo fato do Dr. Araújo ter perdido duas eleições sindicais (2010 e 2013). Por outro lado, também é uma ação de desespero, pela perda de várias ações trabalhistas.

A diretora do Sindsaúde-RN, Rosália Fernandes, apoiou a luta dos bancários: “Viemos aqui para dizer que estaremos com vocês nas ruas e nas lutas, para enfrentar a Superintendência da Caixa Econômica e também o governo Dilma, que se diz um ‘governo popular’, mas permite que absurdos como essa ameaça de fechamento dos Bancários sejam cometidos em seu governo’, afirmou Rosália.

No próximo dia 11 de novembro, os bancários terão assembleia da categoria, para discutir o revide ao ataque contra o sindicato. A assembleia será às 18h, no auditório do próprio sindicato.



VEJA ABAIXO A NOTA DO SINDSAÚDE-RN

Moção de Solidariedade aprovada pelo Sindsaúde-RN.

Tomamos conhecimento do processo movido pela Caixa Econômica Federal, contra o Sindicato dos Bancários do RN, que quer extinguir essa entidade através de uma ação declaratória de Nulidade Absoluta.

É inaceitável que uma empresa (e mais ainda por ser pública) se arvore no direito de se intrometer na organização dos trabalhadores e tente, por motivações políticas, tentar acabar com uma entidade que tem 77 anos de história em defesa dos interesses dos bancários e da classe trabalhadora.

Por essa razão, prestamos toda solidariedade aos bancários do Rio Grande do Norte, ao seu sindicato que está sendo vergonhosamente atacado e, ao mesmo tempo, repudiamos essa ação da Caixa Econômica Federal e de seu principal mandatário, o governo Dilma, que se apresenta como um “governo popular”, mas permite que absurdos como esses sejam cometidos em seu nome.

Exigimos a imediata retirada do processo e seu arquivamento, bem como a punição dos responsáveis por esse ato anti sindical. Isso significa um ataque sem precedentes à organização dos trabalhadores do RN e aos trabalhadores de conjunto!

Os movimentos sociais e entidades representativas dos trabalhadores não descansarão enquanto esse absurdo não for revertido.

Natal, 30 de outubro de 2014.