Fernanda Soares
Fernanda Soares

10/06/2013, 17h


Nos dias 28, 29 e 30 de junho, será realizado o primeiro Encontro Nacional LGBT da CSP–Conlutas, em São Paulo. O objetivo do encontro é elaborar um programa da central de defesa dos direitos dos trabalhadores LGBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) e contribuir para que os sindicatos e entidades filiadas, como o Sindsaúde, avancem no combate à homofobia em suas categorias.

O Sindsaúde irá enviar representantes ao encontro, que serão escolhidos na sexta, dia 14, às 17h, em reunião no auditório do sindicato. A reunião será aberta com um debate sobre a violência LGBTs no Rio Grande do Norte, com a presença de Tibério Oliveira, assistente social e pesquisador do tema, na UFRN.

A violência contra GLBTs no estado vem crescendo. No dia 09, mais um travesti foi assassinado, com requintes de crueldade, em Macaíba. O Brasil segue sendo o campeão em assassinato de homossexuais em todo o mundo. Em 2012, mais de 300 LGBT´s morreram vítimas do preconceito. Além disso, outras centenas foram espancadas e humilhadas por conta de suas identidades de gênero ou orientação sexual.

Esta situação de homofobia é pior para os LGBT´s da classe trabalhadora que por vezes sofrem assédio moral e sexual nos locais de trabalho e muitas vezes não sabem como reagir e denunciar. Ao mesmo tempo, muitos sindicatos não sabem o que fazer diante de casos de homofobia em suas bases.

A reunião em São Paulo também irá analisar a conjuntura em relação à situação dos LGBT´s no país, com destaque para o avanço das bancadas homofóbicas, cujo maior símbolo hoje é a presença do deputado Marcos Feliciano na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Baixe os textos preparatórios e saiba mais sobre o encontro