Quatro candidatos ao governo participaram da reunião do Fórum Estadual em Defesa da Saúde Pública, ocorrida no plenário da Procuradoria-Geral de Justiça. Somente o candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) faltou ao encontro, que tinha como objetivo discutir uma pauta do Ministério Público, com 20 pontos sobre as prioridades sanitárias no âmbito da política pública de saúde.
Entre alguns pontos de pauta estão a adoção de critérios técnicos para nomeação do novo secretário estadual de saúde, a realização de novo concurso público, com base no diagnóstico das necessidades, finalização das reformas dos hospitais iniciadas a partir do decreto de calamidade pública e a construção de um hospital de traumas.
Outros pontos se chocam com as reivindicações dos servidores, como a garantia do percentual mínimo de 15% do Orçamento Geral do Estado para a Saúde. Ainda acreditamos que esse percentual é insuficiente para a demanda. Precisamos de mais investimentos. A pauta do Ministério Público também fala sobre a adoção de uma política de racionalização dos hospitais regionais, quando nós defendemos um maior investimento neles, para que possam atuar com eficácia e desafogar o Walfredo Gurgel.