Fernanda Soares
Fernanda Soares

28/10/2014, 13h



SEM CONTRATO - Os dosímetros são fornecidos pelo Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas o contrato iniciado em 2012 teria vencido no primeiro semestre de 2013, e não foi renovado pela UFPE, apesar de a Sesap ter solicitado a renovação. Desde então, durante um ano, a UFPE teria mantido o serviço, recolhendo e substituindo os dosímetros, mesmo sem contrato e sem receber os pagamentos. Em junho, a UFPE comunicou a suspensão do serviço e chegou a anunciar que não teria interesse na renovação.

Segundo a Sesap, foram feitos contatos e visitas à UFPE, que ao final concordou no reestabelecimento do contrato e no fornecimento emergencial para os maiores hospitais, na capital e no interior, e locais com maior quantidade de exames. Na reunião, a Sesap se comprometeu a responder o ofício do Sindsaúde até esta quarta-feira (29), comunicando os prazos para o envio destes equipamentos emergenciais e para a normalização do serviço.

Os servidores destacaram que não se trata de um problema menor, pois a ausência de dosímetros coloca em risco a saúde dos técnicos de radiologia. Na reunião, o Sindsaúde denunciou ainda a realização de exames eletivos no Hospital Santa Catarina, realizados sem as condições de proteção necessárias, e solicitou uma nova audiência, para tratar da pauta específica dos agentes de raio-x, apresentada à Sesap em maio de 2013, durante a campanha salarial da categoria, e nunca respondida.

O Sindsaúde e a comissão dos técnicos farão uma nova reunião dos técnicos, no início de novembro, para avaliar a garantia da entrega dos dosímetros e discutir assuntos específicos dos profissionais.