Os servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) terão uma audiência com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), nesta quarta-feira (22), a partir das 09h, na sede do Ministério Público Estadual, na Rua Floriano Peixoto, 550. A audiência será intermediada pelo promotor Carlos Henrique Rodrigues e busca um acordo para a greve, que completa 45 dias.
A greve da Unicat teve início no dia 08 de setembro e a primeira negociação ocorreu no dia 22, com a intermediação do Ministério Público, a pedido do Sindsaúde. Após o encontro, Sesap e Sindsaúde se comprometeram a apresentar relatórios com propostas para o funcionamento da unidade e promoveram três encontros.
“Os servidores aceitaram a jornada mista, para podermos chegar a um acordo. Esperamos que na reunião possamos avançar nesse ponto”, afirmou Manoel Egídio Júnior, vice-coordenador-geral do Sindsaúde.
Nas reuniões entre Sesap e Sindsaúde, houve acordo em relação a devolução dos dias descontados dos grevistas, que serão repostos pela Sesap. O Sindsaúde reivindicou ainda a não transferência dos grevistas e a garantia de nenhuma retaliação.
Já a proposta de retorno ao horário anterior de atendimento ao público não foi aceita pela Sesap. Desde setembro, os usuários passaram a ser atendidos das 08 às 17h, sendo que o atendimento anterior funcionava das 07h às 18h.
A falta de medicamentos na rede estadual, outro ponto da greve, vem sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual, em reuniões com os gestores. No início de outubro, mais da metade dos itens do estoque da Unicat estavam em falta.