Fernanda Soares
Fernanda Soares

25/09/2013, 16h


Amanhã (26), às 9h, os servidores da saúde do município de Natal realizarão mais um ato público, dessa vez no Pronto Socorro Infantil Dra. Sandra Celeste (Rua Jaguarari, 2574, Candelária). Esta será a 4ª manifestação da série de atos que a categoria está promovendo semanalmente, sempre às quintas-feiras, em uma unidade de saúde da rede municipal. Desde o início de setembro, os servidores já protestaram em frente ao Hospital dos Pescadores, CAPS Norte e Maternidade das Quintas.

O Sandra Celeste é um pronto socorro de referência no atendimento infantil, mas sofre com problemas que já se tornaram crônicos nas unidades de saúde do município, como a precária estrutura física, a falta de profissionais e as jornadas excessivas de trabalho, que sobrecarregam os servidores.

Todos os meses, o Sandra Celeste sofre com a superlotação, quando as outras unidades de saúde interrompem seus serviços de pediatria por não conseguirem fechar suas escalas de funcionários. Com isso, o Sandra Celeste acaba assumindo a demanda de toda a capital e também da região metropolitana. Para os servidores, atualmente esse é o principal problema do pronto socorro, que desde o final de 2012 afeta a qualidade do serviço oferecido.

Além disso, a unidade ainda precisa lidar com o mofo nas paredes e teto, o comprometimento da rede hidráulica do prédio, as portas quebradas e a falta de medicamentos e profissionais. Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN, destaca a falta de técnicos de enfermagem: “é constante a falta de técnicos de enfermagem. Com a reforma da Maternidade Leide Morais, alguns técnicos foram remanejados para o Sandra Celeste, mas mesmo assim ainda não é suficiente”.

Os servidores municipais farão uma paralisação de advertência no próximo dia 1º, quando haverá uma passeata saindo da sede do Sindsaúde-RN até a prefeitura. A categoria está em campanha salarial e pede reajuste de 27,08%, equivalente a dois anos sem aumento. Porém, a prefeitura alega uma crise orçamentária, que não permitiria o reajuste nesse ano.